quarta-feira, 7 de março de 2018

CALUTA APRESENTA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2017 À COMUNIDADE DISCENTE

A Gestão Ubuntu torna público nesta quarta-feira (07/03), o relatório detalhado das atividades desenvolvidas pelo Centro Acadêmico A Luta Pelo Direito - CALUTA no ano de 2017.


O documento, rico em informações sobre os símbolos da gestão e os ideais que nortearam a sua ação cotidiana, apresenta uma exposição minuciosa das múltiplas atividades nas quais a representação discente esteve envolvida, dentro do tripé acadêmico formado pelo ensino, a pesquisa e a extensão.

Como esforço de sistematização e organização do movimento estudantil do Curso de Direito da UEMA, o relatório demonstra o valioso legado deixado pela gestão que chegou a termo, a qual fez jus ao nome escolhido, Ubuntu, palavra de origem africana que tem como significado o compromisso do indivíduo para com a sua comunidade.

Este compromisso deixou marca profunda através das palestras organizadas no Projeto Francisco Pinto, com emissão de certificados da PROEXAE para todos os inscritos, a participação calorosa no acolhimento aos estudantes com a realização semestral da Semana do Calouro, o engajamento no processo de Avaliação Institucional e a participação na Jornada de Direito da UEMA, para citar apenas alguns exemplos mais destacados.

Além disso, faz-se necessário mencionar ainda o acompanhamento criterioso dos representantes estudantis nas Assembleias do Curso que permitiram uma atuação em sintonia com a Coordenação do Curso, em especial nos momentos em que os estudantes tiveram de apresentar suas legítimas demandas diante da falta de professores ou de estrutura, condições que nem sempre foram perfeitas, mas têm avançado significativamente nos últimos anos.

A Gestão Luiz Gama, que em 2018 assume o trabalho feito pelo CALUTA, espera dar continuidade às conquistas da Gestão Ubuntu, capitaneada pelos presidentes Jéssica Pinho e Rodrigo Dutra. Neste sentido, o novo coletivo poderá contar com o relatório para orientar suas ações nos meandros da vida acadêmica no Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA da UEMA.

Para a atual presidente Dominick Luzolo, "A Gestão Ubuntu estruturou as atividades do CA e a expectativa é a de que a Gestão Luiz Gama contribua ainda mais com o crescimento do curso". No mesmo diapasão, o também presidente Amauri Cavalcante aproveitou o ensejo para elogiar o relatório e a gestão que se encerrou em 2017, "Este é mais do que um relatório de gestão, é um ensino de como funciona a vida na UEMA".

Para baixar o relatório, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário