sexta-feira, 1 de setembro de 2017

PLANEJAMENTO 2017.2: CONTRIBUA COM O CURSO DE DIREITO!

O CALUTA convida discentes a integrar suas comissões e atividades.


Com vistas a projetos de interesse comum, a fim de mobilizar a comunidade discente e promover esforços conjuntos, o Centro Acadêmico A Luta Pelo Direito convida os estudantes interessados em contribuir com algumas das atividades planejadas para o segundo semestre de 2017. Não é necessário participar da composição política do CALUTA para ajudar.

Todas as atividades são nutridas de inegáveis boas intenções, as quais, entretanto, são insuficientes para gerar resultados. A ação os fará. Sabe-se que, para os alcançar, é fundamental a contribuição efetiva de todos os envolvidos - somente isso permite uma justa divisão do trabalho. O sentimento de pertencimento do CALUTA pela comunidade acadêmica depende desse engajamento, ainda que para todos as atividades sejam voluntárias.

Entende-se, entretanto, não apenas por isso ser útil a abertura para as atividades à toda a comunidade. Espaços maiores de participação contribuem para a avaliação autocrítica dos representados, bem como para a transparência das deliberações comuns. Assim, todos podem compreender as racionalidades adotadas, sanar eventuais dúvidas e avaliar a justiça das críticas feitas às decisões. A quem possui iniciativa, aberto está o espaço de representação comum dos estudantes!

Deverão os interessados encaminhar e-mail para [calutauema@hotmail.com] até o dia 15 de setembro de 2017.

Participe!!!


Estão abertas vagas para interessados nas seguintes atividades:

1) Comissão para criação de uma Assessoria Jurídica Popular: 3 vagas.
A comissão busca estudar sobre a temática e negociar o processo de feitura dessa proposta extremamente rica e de consciência social indiscutível. A direção da comissão está a cargo da discente Dominick Luzolo Bongo. Se sair do papel, a participação no projeto de extensão deve render horas em atividades complementares.

2) Comissão para a pesquisa da demanda para as disciplinas de férias: 3 vagas.
Esta busca verificar as demandas de disciplinas a serem ofertadas nas férias aos discentes. Não avalia apenas critérios quantitativos, mas se ampara no grau de urgência dos interessados e capacidade de mobilização destes, a fim de proteger os que mais necessitam do apoio comum. A pesquisa se fará parcialmente pela via virtual. Para compor a comissão, deverá ser o discente, preferencialmente, completamente desinteressado na oferta de disciplinas, a fim de garantir a integridade da decisão final - a prova se fará pelo exame do histórico escolar. A composição da referida comissão será ainda deliberada. A direção ficará a cargo da discente Giovanna Braga (oitavo período). Frise-se que a opção a ser defendida pelo Centro Acadêmico não vincula a autoridade departamental, se sujeita ao critério da disponibilidade de docentes disponíveis nos quadros, bem como não prejudica requerimentos de outros interessados - qualquer aluno é legitimado a solicitar disciplinas de férias e especiais.

3) Comissão de Estudos das Normas Acadêmicas da UEMA: 4 vagas.
Um dos maiores problemas da organização estudantil das universidades é o desconhecimento dos estudantes e das entidades representativas estudantis sobre o funcionamento e normas da instituição de ensino a que se vinculam. A defesa dos interesses estudantis é feita mais por retóricas e senso comum teórico que pelas vias institucionais, o que é um imenso equívoco. Tendo em vista a função social a que os estudantes de Direito se submetem, propõe-se que a comunidade contribua com a comissão, a qual visa estudar as normas da universidade e preparar um material – uma espécie de doutrina – contendo os principais pontos de cada uma delas. A professora Jaqueline Demetrio se propôs a ajudar, bem como a PROEXAE e o setor jurídico da Universidade podem contribuir se solicitados. Além disso, pode-se cadastrar a atividade como extensão, o que rende 30h de atividades complementares, bem como apresentar os resultados no PIBEX (rende 20h de atividades complementares), aos órgãos institucionais e aos demais Centros Acadêmicos. Para as vagas, terão preferência os estudantes de períodos mais avançados.

4) CineUema: 4 vagas.
Trata-se de evento, o qual fora empreendido pela professora Carolina Guimarães Pecegueiro, em conjunto com a equipe organizadora da Jornada de Direito da Universidade. Realizava-se no auditório do CCSA e tinha: I) exposição de filme; II) palestra sobre tema anexo; III) debates. Desde o afastamento da referida professora, o evento jamais foi realizado novamente. A ideia é tornar a o realizar. Para as vagas, terão preferências discentes dos primeiros períodos.

5) Comissão de levantamento de informações sobre a infraestrutura básica do CCSA: 3 vagas.
O Centro Acadêmico A Luta Pelo Direito, diante de diversas queixas quanto questões relacionadas à infraestrutura básica do CCSA, buscará compreender as demandas e propor soluções aos órgãos institucionais competentes. As reclamações mais comuns se relacionam à quantidade de insetos, estrutura dos banheiros, especialmente o feminino, falta de materiais de higiene e a limpeza - principalmente dos banheiros. Buscar-se-á verificar os problemas estruturais e, verificada a necessidade, mobilizar campanhas de conscientização reforçando o dever da comunidade em preservar a higidez e a estrutura de nossa Universidade. A postura será colaborativa. Cumpre frisar que ofício elaborado pelo Prof.º Jean Carlos Nunes, requerendo cópia do contrato administrativo referente à limpeza e indicação do gestor responsável pelo referido vínculo, está a disposição na sala do DDEC a fim de recolher assinaturas.

6) Comissão de Estudos da Avaliação Institucional para o Curso de Direito: 3 vagas.
A ideia desta comissão é estudar e fazer um resumo sobre os principais pontos do Relatório de Autoavaliação Institucional de 2016, feito pela Comissão Própria de Avaliação da UEMA (ex. sua proposta, metodologia, composição e os resultados obtidos no CCSA e Curso de Direito). A ideia é apresentar o concluído no SEMIC – rende 20h de atividades complementares. Se a equipe se empenhar, pode-se concluir a atividade, que é basicamente uma pesquisa simples (um pedaço muito pequeno do relatório precisará ser lido e analisado), em tempo breve. Os membros poderão conhecer a comissão, seus membros, estrutura, metodologias, dificuldades encontradas, avanços alcançados, perspectivas de futuro, estrutura física, uma vez que esta se coloca à disposição.

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