Conheça as normas e orientações das disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório!
Durante o último semestre letivo, o Centro Acadêmico A Luta Pelo Direito verificou demandas relacionadas às disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório. Estas se relacionavam especialmente às funcionalidades e questões práticas, caras aos estudantes.
Por essa razão, no último mês, iniciaram-se conversas entre a Direção de Curso, a Coordenação de Estágio e a representação estudantil. Foram repassadas as demandas estudantis, bem como foram justificadas algumas falhas em razão de algumas dificuldades enfrentadas pelos órgãos institucionais. Ainda assim, a verificação da necessidade de melhorias foi unânime e a postura colaborativa.
Como resultados desses esforços, foram redigidas normas orientadoras. Nelas, estão contidos os passos todos de execução da disciplina de estágio pelos estudantes, desde a matrícula até a entrega e critérios do relatório final, bem como assuntos como equiparação de vínculo e justificativa de não entrega de síntese (figura que passou a ser admitida após apresentação de motivos pelo Centro Acadêmico). Eventuais dúvidas serão sanadas durante as reuniões a serem marcadas entre Coordenação de Estágio e discentes matriculados.
As normas se apresentam como fruto de trocas e concessões, com vistas a dar integridade às necessidades práticas de todos os envolvidos (docentes, discentes, coordenação e direção), em obediência ao disposto no Plano Pedagógico do Curso de Direito, referenciado através do Colegiado de Curso, e as disposições da Lei nº 11.788/2008.
Além das orientações, foram desenvolvidos modelos padronizados de todos os documentos constantes nas normas, salvo aqueles disponibilizados obrigatoriamente pela Divisão de Estágio e Monitoria (PROG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário